domingo, 4 de outubro de 2020

Os Orixás de cada signo



Os Orixás, esses fascinantes deuses africanos, governam um ou mais signos astrológicos. Isso significa que todo nós temos um Orixá que nos guia em nossas vidas.
Segundo babalorixas e yálorixas, são três os tipos de Orixás presentes em nossa vida: o de frente ou de cabeça, que corresponde ao signo solar: o ajuntó, que é o nossos ascendente; e o de herança, associado ao signo lunar.
Na prática, a identificação precisa do ajuntó e do orixá de herença só é possível mediante mosso mapa astral completo.
Mais fácil é conhecer o Orixá de frente. Antes porém, é bom atentar para um detalhe: as múltiplas manifestações de um mesmo Orixá.
Oxalá, por exemplo, que rege Capricórnio, ora aparece como um jovem brincalhão e sensual (Oxaguiã), ora como um ancião sereno e generoso (Oxalufã). Isso e mais a influência do ajuntó e do orixá de herança explicam o jeito diferente de ser de pessoas do mesmo signo.
Apesar de existirem mais de 100 orixás, para efeito de associação com os signos, somente 16 deles ganham importância porque apresentam características semelhantes às dos planetas e estrelas do céu astral e também por causa de sua ligação com os quatro elementos básicos da natureza Fogo (Ogum, Iansã e Xangô), Ar (Oxumaré, Logum-Edé e Exu), Água (Oxum, Obá, Nanã e Iemanjá) e Terra (Oxóssi, Ossâim, Euá, Oxalá, Iroko e Omulu ou Obaluaê).
Assim temos:
Oxum - Rege Touro e Libra. É o Orixá da fertilidade e da riqueza, símbolo também da sexualidade e, por isso, está associado ao signo de Touro. É ainda vaidoso, diplomata, tem muita ambição social, o que o aproxima das características do signo de Libra. Corresponde ao planeta Vênus.
Obaluaê - Rege Escorpião e Capricórnio. É o Orixá das mortes e das doenças. Insondável, tem grande força mental e é vingativo, peculiaridades dos escorpianos. Por vezes, porém, é austero e melancólico. Tem problemas de pele e de ossos - coisas típicas dos capricornianos. Corresponde ao planeta Saturno.
Ossâim - Rege Virgem e Gêmeos. É o Orixá das ervas medicinais e está intimamente ligado à natureza. É crítico, meticuloso, o que o aproxima do signo de Virgem. Mas é também mutável, inquieto, irônico e superinventivo que são qualidades dos geminianos. Corresponde ao planeta Mercúrio.
Xangô - Rege Leão e Sagitário. Autoritário, dominador, é um líder nato, guerreiro difícil de ser derrotado, caraterísticas dos nativos de Leão. Simboliza ainda a lei e a justiça. É sociável e aproveita o melhor da vida, o que o associa ao signo de Sagitário. Corresponde ao planeta Júpiter.
Iemanjá e Nanã - Regem Câncer. São os Orixás maternos. Protegem, dominam e amam seus filhos à toda prova. Iemanjá é fértil, sensual e muito preguiçosa. Nanã é a a avó, que gosta de ser adulada, é dengosa e se magoa com facilidade. Um perfeito retrato dos cancerianos. Correspondem à Lua.
Oxóssi - Rege Virgem, Capricórnio e Aquário. É o protetor das matas. Tem o espírito matemático e o humor instável de um virginiano. Mas é também bastante sério e responsável - coisas dos capricornianos. Apresenta ainda todo o exotismo e originalidade de Aquário. Corresponde ao planetas Saturno e Mercúrio.
Ogum - Rege Áries. É o orixá da guerra, que luta por sua liberdade e independência. Ativo, está sempre procurando alguma coisa para fazer ou alguém para brincar. É um tanto egoísta, instável e emotivo ao extremo. Por tudo isso está ligado ao signo de Áries. Corresponde ao planeta Marte.
Iansã - Rege Leão, Sagitário e Aquário. Senhora dos ventos, é alegre, sociável, mas temperamental, como os leoninos. É aventureira, atrevida, impulsiva, diz o que quer e quando quer e assim se parece com Sagitário. Mas tem também o desprendimento dos aquarianos. Corresponde aos planetas Urano e Júpiter.
Oxumaré e Logum-Edé - Regem Gêmeos. São orixás bissexuais. Oxumaré é o arco-íris e seu temperamento é instável, varia de acordo com as circunstâncias. Logum-Edé é bom negociante, astuto, nem sempre honesto. Essas qualidades o aproxima do signo de Gêmeos. Correspondem ao planeta Mercúrio.
Exu - Rege Gêmeos e Escorpião. É um orixá comunicativo, brincalhão, cheio de truques - facetas encontaradas no nativos de Gêmeos. Mas é também violento e associado à energia sexual. Possui algo que fascina e ao mesmo tempo repele, características dos escorpianos. Corresponde ao planeta Plutão.
Oxalá - Rege Capricórnio, Peixes e Touro. É o grande pai, o pilar da família e da sociedade. Nisso, assemelha-se a Capricórnio. É também um sábio, um curandeiro. É sensível à bebida e a outros vícios, o que o liga a Peixes. Sua analogia com Touro vem de sua sensibilidade. Corresponde aos planetas Vênus e Plutão.
Obá - Rege Escorpião e Touro. É o Orixá das angústias, do sofrimento e da desilusão amorosa, mas também do espírito de luta, o que lembra Escorpião. É também bom companheiro, superleal, e, às vezes, age com ingenudade, o que o associa a Touro. Corresponde ao planeta Saturno.
Euá - Rege Virgem. É o Orixá que representa a faixa branca do arco-íris. Mantém analogia com a pureza e a castidade. É ainda cismado, crítico feroz de si mesmo e dos outros, o que o relaciona com o signo de Virgem. Mas é também um guerreiro nato e, por essa razão, corresponde ao planeta Marte.
Iroko - Rege Touro, Aquário e Libra. É o Orixá da obstinação e dos desejos materiais - qualidades dos nativos de Touro. Sua relação com Aquário vem do individualismo, do seu desinteresse pelos problemas alheios. É ainda associado a Libra, pela sua versatilidade. Corresponde ao planeta Vênus.


Embora muito se fala sobre a relação entre misticismo e religião, é possível criar algumas proximidades especiais entre os dois campos, trazendo revelações sobre a personalidade de cada pessoa. É o caso do Orixá de cada signo, que graças as suas particularidades, podem, sim, associar-se com os elementos do Zodíaco.


Os deuses africanos além de estarem presente no dia a dia de seus devotos, também influenciam diretamente o jeito de agir e pensar daqueles que regem. Sendo que todos possuem seus tutelados, aqueles que para alcançar a proteção, preparam oferendas e mimos a essas entidades.

Ficou curiosa? Então, conheça o Orixá de cada signo
Áries (21/03 a 20/04) - Ogum

Conhecido como o Orixá guerreiro, as pessoas regidas por ele são líderes natos, uma vez que possuem facilidade para tomar decisões, além de terem coragem e autoconfiança. Porém, também respondem a um lado impulsivo. Jogam-se nas coisas e nem sempre pensam nas consequências. A entidade protege seus caminhos, o que torna o ariano bastante ativo e disposto para alcançar os seus objetivos.
Touro (21/04 a 20/05) - Oxóssi

O Orixá da fartura e das matas. Ele é paciente, persistente e confiável. Tem um coração generoso, mas suas posições são inflexíveis. Por isso, os taurinos são conhecidos pelo cuidado, determinação e inteligência. Correm atrás do que querem, embora sejam um tanto indecisos em situações que exigem definições.
Gêmeos (21/05 a 20/06) - Ibejis

Os Orixás gêmeos são intelectuais, eloquentes, comunicativos e inteligentes. Têm muita energia e vitalidade. Por isso, seus protegidos se dão melhor em situações que podem expressar suas opiniões. Estão sempre à procura de novidades e são totalmente emocionais. Também trazem ao geminiano uma aura de simpatia e humor.
Câncer (21/06 a 21/07) - Oxum

Orixá das águas doces, dos rios, das cascatas e do amor. É chamada de senhora da beleza. Oxum é emotiva, simpática, carinhosa e protetora. Para o canceriano, dá sensibilidade acentuada e generosidade, além de charme e uma sutileza rara. Lida melhor com o público e em lugares que se sinta mais à vontade.
Leão (22/07 a 22/08) - Xangô

Na lista do Orixá de cada signo, é o Deus que preza pela justiça e o equilíbrio. Confere aos leoninos bondade, fidelidade, criatividade e entusiasmo. Obstinado e vaidoso, Xangô gosta de decidir e resolver qualquer tipo de problema. Às vezes, pelo lado negativo, pode ser prepotente e um pouco mandão.
Virgem (23/08 a 22/09) - Obaluaiê

É o Orixá da cura, das pesquisas, do trabalho dedicado e minucioso. Ele é modesto, inteligente e um pouco tímido. Tem grande capacidade analítica e, por isso, tende a ser perfeccionista. Gosta das coisas feitas da maneira mais correta possível e não admite que outras pessoas passem por cima de suas decisões. Porém, sua teimosia pode ser prejudicial.
Libra (23/09 a 22/10) - Oxumaré

É uma entidade de grande beleza, que promove a harmonia entre a terra e o céu. Chamado de senhor do arco-íris, é idealista, pacífico, otimista e romântico, porém indeciso. Na sua opinião, a melhor solução para uma briga é o diálogo. Normalmente, se relaciona bem com todos e gosta de ajudar os outros. Seus protegidos também são muito charmosos, simpáticos e admirados pelos mais próximos.
Escorpião (23/10 a 21/11) - Nanã

A Orixá velha, das águas profundas e antigas, da lama da criação. Ela é emotiva, poderosa e apaixonada. Traz para o escorpiano uma enorme dedicação e apego aos detalhes. É uma pessoa segura e observadora. Tem interesse em assuntos ligados à saúde e à sexualidade. Além de contar com uma personalidade forte e misteriosa.
Sagitário (22/11 a 21/12) - Iansã

Orixá conhecida como dona dos ventos e rainha dos raios e das tempestades. É autossuficiente, livre, dona de si. Também é sincera, otimista e divertida. Seus tutelados são curiosos e adoram conhecer coisas novas. Sofrem com emoções intensas, mas não se deixam intimidas por nada e lutam pelas suas ideias.
Capricórnio (22/12 a 20/01) - Omulu

Deus das doenças e da cura das mesmas. É rico, ambicioso e determinado. Também é devotado aos estudos e às pesquisas, características muito presentes no capricorniano. Possui um jeito um pouco individualista, mas ainda assim gera confiança. Tem facilidade de sobra para lidar com dinheiro e sempre busca um melhor desempenho. Gosta de resmungar e curte um momento de paz.
Aquário (21/01 a 19/02) - Oxalá

Para o Orixá de cada signo, esse é conhecido como o pai da criação e senhor da paz. Ele é verdadeiro, original, leal e tem senso humanitário forte. Para o aquariano confere a vontade de alcançar sua liberdade financeira e profissional e batalha para isso. Conta com grande criatividade e demonstra interesse pelo estudo. Está sempre disposto a tomar partido pela paz.
Peixes (20/02 a 20/03) - Iemanjá

É uma das entidades africanas mais conhecidas, a rainha dos mares e senhora das marés. Ela governa todas as águas. É sensível, imaginativa e sonhadora. Vive com emoções à flor da pele. Assim como essa Orixá, seus protegidos tem humor instável. Mas, nem por isso deixam de ser bondosos e generosos. Ela ainda lhes conferem uma delicadeza fora do comum e talento para amar incondicionalmente tudo que há na Terra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial