REVISTA CARAS EM 2011

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sábado, 23 de março de 2013

QUALIDADE DE ODÚS

OKARAN
NÚMERO: 1
ORIXÁ CORRESPONDENTE: EXÚ
CÔRES: PRÊTO E VERMÊLHO
DIA: SEGUNDA - FÊIRA
NÚMEROS DA SORTE: 01 - 03 - 07 - 14 - 24 - 36 - 48 - 54 
PERSONALIDADE:
SÃO CRIATIVOS, PERSISTENTES E DE EXCELENTE MEMÓRIA. POSSUEM FORTE INTUIÇÃO. SÃO MAUS GOSTAM DE FICAR SÓS, POSSUEM APARÊNCIA DESCUIDADA, SÃO EGOÍSTAS E MEDROSOS. TENDEM AO EGOÍSMO E AO INDIVIDUALISMO.

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EJIÔCO
NÚMERO: 2
ORIXÁS CORRESPONDENTE: OGUM , IBÊJIS E OBÁ
DIA: TERÇA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 02 - 16 - 26 - 29 - 41 - 50 - 53 - 59
SÃO GENIOSOS E EXIGENTES. IMPÕEM A SUA VONTADE, POR ISSO TAMBÉM ADQUIREM MUITOS INIMIGOS. SÃO ALEGRES , JOVIAIS E FELIZES. QUANDO NADA LHES SAI A CONTENTO, TORNAM-SE SOFREDORES. POSSUEM MUITO BOM CORAÇÃO. SÃO CORAJOSOS, BRIGUENTOS, POSSUEM INICIATIVA PRÓPRIA, SÃO AMBICIOSOS E GUERREIROS
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ETÁOGUNDÁ
NÚMERO:3
ORIXÁS CORRESPONDENTE: OBALUAIÊ - OGUM
DIA: SEGUNDA - FÊIRA
CÔRES: BRANCO E PRÊTO
NÚMEROS DA SORTE: 03 - 09 - 11 - 33 - 47 - 56 - 57 - 58
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS CONSCIENTES QUE , SUA FORÇA DE VONTADE, É IMPORTANTE PARA O SUCESSO, PERSISTÊNCIA E CORAGEM PARA TIRAR MELHOR PROVEITO DAS SITUAÇÕES. PESSOAS QUE USAM MUITO A RAZÃO; EM SEU LADO NEGATIVO, TRAZ A MENTIRA, FALSIDADE, FINGIMENTO, AVAREZA E FALSA MODÉSTiA
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IROSSUM
NÚMERO:4
ORIXÁS CORRESPONDENTE: YÊMANJÁ , OGUM E XANGÔ
DIA: SÁBADO
NÚMEROS DA SORTE: 04 - 06 - 12 - 17 - 26 - 40 - 46 - 51
PERSONALIDADE
AS PESSOAS DESTE ODÚ PECAM E SOFREM POR NÃO GUARDAREM SEGREDO, EXCETO QUANDO LHES É CONVENIENTE- SÃO FALADORAS GENEROSAS E FRANCAS; ORGULHOSAS E EXALTADAS. GOSTAM DE AJUDAR O PRÓXIMO, DÁ MUITOS VALÔRES AO OCULTISMO CÔISAS MISTERIOSAS.
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OXÊ
NÚMERO:5
ORIXÁS CORRESPONDENTE: OXUM - LOGUM-ODÉ
DIA: SÁBADO
NÚMEROS DA SORTE: 05 - 08 - 16 - 23 - 28 - 32 - 50
PERSONALIDADE
AS PESSOAS DESTE ODÚ GOSTAM DE MUITO PRAZER; SÃO PESSOAS BEM INFLUENTES, CHARMOSAS, AMBICIOSAS E PERIGOSAS, PRINCIPALMENTE NO AMOR. SÓ PENSAM EM LUCRO, SÃO PRECIPITADAS NO AGIR; PERDEM GRANDES OPORTUNIDADES POR EXISTIREM INIMIGOS OCULTOS QUE IMPEDEM AS VITÓRIAS. TEM O DOM DA FEITIÇARIA. SÃO APLICADOS NO TRABALHO. SENTIMENTAIS, AMANTES DAS DESCOBERTAS E DE EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS E CIENTÍFICA. SÃO CHORONAS E UM POUCO FANÁTICAS.
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OBARÁ
NÚMERO: 6
ORIXÁS CORRESPONDENTE: OXÓSSI , LOGUM-ODÉ E XANGÔ
DIA: QUINTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 06 - 15 - 16 - 17 - 22 - 26 - 46 - 54
PERSONALIDADE
PESSOAS COM TEMPERAMENTO UM TANTO QUANTO ESTOURADO, SÃO DE EXTREMA SINCERIDADE; SÃO UM POUCO TAGARELAS COM HABITO DE CONTAR TUDO O QUE IRÁ SER FEITO, EVITANDO ASSIM A CONCRETIZAÇÃO DOS PLANOS. DESPERTAM ANTIPATIA E INVEJA DAS PESSOAS. SÃO JUSTAS E TENDEM A POSSUIR BENS.
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ODÍ
NÚMERO: 7
ORIXÁS CORRESPONDENTE: OBALUAIÊ , OXÓSSI E OXALUFÃ
DIA; SEGUNDA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 07 - 13 - 31 - 45 - 54 - 56 - 58 - 59
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS COMUNICATIVAS E FÁCIL AMIZADE, SÃO SEMPRE TRAÍDOS POR AMIGOS, SÃO SENTIMENTAIS, TEM FORTE PODER INTUITIVO E PSÍQUICO. QUANDO ESPIRITUALIZADAS ATINGEM POSIÇÃO DE DESTAQUE NA VIDA. FORA ISSO LEVAM A VIDA EM DURAS PENAS, TENDO DIFICULDADE DE CONVIVER COM OS IMPULSOS. SÃO DESCONFIADOS E CIUMENTOS. POSSUEM SORTE PARA O JÔGO. GOSTAM MUITO DE TENTAR ADVINHAR OS FATOS. NÃO SE DÁ MUITO BEM NA VIDA.
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EJIONÍLÊ
NÚMERO:8
ORIXÁS CORRESPONDENTES: OXAGUIÃ , XANGÔ E OXUM
DIA: SEXTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 08 - 12 - 23 - 26 - 34 - 56 - 57 - 58
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS TRABALHADORAS, GOSTAM DE TUDO MUITO RÁPIDO, EXIGE O ACÊIO E A LIMPÊZA; SÃO PESSÔAS IMPULSIVAS; PESSÔAS DE ESPÍRITO LIVRE; ENJOAM DE TUDO FACILMENTE; TEM PAIXÕES VIOLENTAS E, SÃO MUITO CURIOSOS. ADORAM AS VIAGENS.
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OSSÁ
NÚMERO: 9
ORIXÁS CORRESPONDENTE: YANSÃ , XANGÔ E YÊMANJÁ
DIA: SÁBADO
NÚMEROS DA SORTE: 09 - 11 - 16 - 21 - 27 39 - 54 - 55
PERSONALIDADE
´
SÃO PESSOAS AUTORITÁRIAS, TÊIMOSAS E BRIGONAS. TENDEM A TER DISCÓRDIA E RANCÔRES. POSSUEM BÔAS INTUIÇÕES E , SÃO VOLTADOS A GRANDES PROJETOS DE REALIZAÇÃO PESSOAL. SÃO DAQUELAS PESSÔAS QUE, SÓ ACREDITAM VENDO. QUANDO ACREDITAM NAS CÔISAS ESPIRITUAIS, COSTUMAM ASSUMIR LIDERANÇAS DENTRO DA SÊITA. SÃO MUITO CRÍTICOS, METÓDICOS E INDIVIDUALISTAS. CONTAM COM UMA PROTEÇÃO ESPECIAL DE OXALÁ.
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EJIOFUM
NÚMERO:10
ORIXÁ CORRESPONFENTE: OXALUFÃ
DIA: DOMINGO
NÚMEROS DA SORTE: 10 - 12 - 31 - 40 - 43 - 45 - 49 - 50
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS IMPORTANTES COM GRANDES SENSOS COMUNITÁRIOS E DE PROFUNDO SABER PRÁTICO, EXPERIENTES, RANCOROSOS,TEIMOSOS, VINGATIVOS, COM SENSO DE JUSTIÇA MUITO IMPARCIAL, TENDEM OBTER SUCESSO APÓS MEIA IDADE. SÃO INVELHECIDOS INTERNAMENTE E, APARENTAM POSSUIR MUITA CALMA E PACIÊNCIA.
O SUCESSO MATERIAL DESTAS PESSÔAS ,DEPENDEM DO SUCESSO ESPIRITUAL.
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OWARIN
NÚMERO:11
ORIXÁS CORRESPONDENTE: YANSÃ , EXÚ E OGUM
DIA: QUARTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 01 - 11 - 17 - 23 - 32 - 45 - 61
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS DE CERTA FORMA 'PERIGOSAS", OBSTINADOS POR SUCESSO, FELIZES QUANDO BUSCAM PROFISSÕES LIBERAIS QUE ATUAM JUNTO AO PÚBLICO. POSSUEM MUITA ENERGIA, DISPOSIÇÃO; ESTÃO EM CONSTANTE MOVIMENTO, AGITO. SÃO MUITO NERVOSOS. POSSUEM SORTE NA VIDA , PORÉM SÃO EXTREMAMENTE VINGATIVOS E, DEFENDEM -SE ATACANDO.
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EJILAXEBORÁ
NÚMERO:12
ORIXÁ CORRESPONDENTE: XANGÔ
DIA: QUARTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 01 - 12 - 18 - 19 - 23 - 34 - 40 - 45
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS BARULHENTAS, INTRIGANTES, GOSTAM DE INTRIGAS, ORGULHOSAS, VAIDOSAS AO EXTREMO, PREPOTENTES, AUTORITÁRIOS, VOLÚVEIS E SOVINAS. GOSTAM DE MANIPULAR AS PESSOAS E AS SITUAÇÕES. POSSUEM FORTE TENDÊNCIA A OBTER ALTAS POSIÇÕES NA SOCIEDADE, POSSUEM TENDÊNCIAS A VÍCIOS, DIFÍCIL DE SE ARREPENDER DE SUAS ATITUDES. A VITÓRIA FÁZ PARTE DE SUA VIDA, VENHA COMO VIER. PORÉM TAMBEM NÃO ESTÃO LIVRES DO FRACASSO, POIS ASSIM COMO SE SOBE, TAMBEM PODE -SE DESCER.
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EJILOBON
NÚMERO:13
ORIXÁS CORRESPONDENTES: NANÃ E OBALUAIÊ
DIA: DOMINGO
NÚMEROS DA SORTE: 13 - 45 - 47 - 48 - 50 - 58 - 59
PERSONALIDADE
SÃO TEIMOSOS, RANCOROSOS, HUMILDES, IMPACIENTES, ZELOSOS, DÓCEIS, CONSERVADORES , POSSUEM DIFÍCIL TRATO, SÃO BASTANTES INTROSPECTIVOS. EM GERAL, SÃO PESSÔAS COM TEMPERAMENTOS E APARÊNCIA DE PESSOAS MAIS VELHAS. TEM PAVOR DA MORTE. APARENTAM POSSUIR UMA FELICIDADE QUE, NA VERDADE INEXISTE.
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IKÁ
NÚMERO: 14
ORIXÁS CORRESPONDENTES: OXUMARÊ E OSSÃE
DIA: QUINTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 14 - 42 - 47 - 48 - 50 - 51 - 55 -
PERSONALIDADE
FAZEM BOAS AMIZADES, SÃO DESCONFIADOS, TRAIÇOEIROS, POSSUEM MUITA SORTE RELACIONADO AO DINHEIRO; SÃO MUITO ATIVAS, ESTÃO SEMPRE EM MOVIMENTO(AÇÃO); SÃO PESSOAS EQUILIBRADAS, PREOCUPAM-SE COM O BEM ESTAR DE OUTREM, POSSUEM MUITA LIDERANÇA E FACILIDADE DE APRENDIZADO, PORTANTO ADORAM APRENDER A LÊR E ESCREVER. SÃO CONSIDERADAS PESSÔAS INTELIGENTES.
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OBEOGUNDÁ
NÚMERO:15
ORIXÁS CORRESPONDENTES: OBÁ E EWÁ
DIA: QUARTA - FEIRA
NÚMEROS DA SORTE: 01 - 02 - 04 - 15 - 36 -39 - 41 - 50
PERSONALIDADE
SÃO PESSOAS COM GRANDES DIFICULDADES EM RELACIONAMENTOS AMOROSOS, LEVAM VIDA AGITADA, SÃO BATALHADORAS; POSSUEM PERSONALIDADE FORTE E EXIGENTE. SÃO MUITAS VEZES INCOMPREENDIDAS E VINGATIVAS. TAMBÉM SÃO MUITO TRABALHADORAS E, PORTANTO SÃO FAVORECIDAS NOS NEGÓCIOS, (com pouco lucro, sucesso) MÁS, COM MUITA LUTA TENDEM A VENCER.
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ALÁFIA
NÚMERO:16
ORIXÁS CORRESPONDENTES: IFÁ, ORUMILÁ E TODOS OS ORIXÁS FUNFUN
DIA: DOMINGO
NÚMEROS DA SORTE: 02 - 06 - 16 - 22 -31 - 58 - 60
PERSONALIDADE
NÃO POSSUI REGÊNCIA DE ORIXÁ DEFINIDA. PORTANTO NÃO PODE SER ASSOCIADO A NENHUM ORIXÁ.
SÃO PESSOAS QUE ALCANÇAM TRIUNFO EM TUDO, LUCROS, HERANÇAS, VIAGENS, FELICIDADE, BOAS PROPOSTAS..
SÃO PESSOAS QUE SEMPRE PRECISAM DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, POIS A AFLIÇÃO LHE É APARENTE.


“FORMA CORRETA DA BUSCA DOS ÒMÒ ODÚ”





Antes de proceder à procura, deveremos colocar o jogo de búzios, para saber se o consulente não está sob influencias de Egún e/ou Èsú. Omo Odú é quem rege toda a nossa existência na face da terra antes de nascermos até a nossa morte, ele terá influencia permanente na descoberta e aperfeiçoamento dos caminhos espirituais e existências de cada um ser humano.




Para obtermos os conhecimentos dos Omo odú é necessariamente fazer uso de:



1) Fazer-se 08 (oito) caídas, para um único odú.


2) Em cada caída, não consideraremos a presença de nenhum odú, só os identificaremos pelos búzios abertos.


3) Deveremos apenas fazer a contagem dos búzios abertos, somente levaremos em consideração as quantidades pares ou impares.


4) Caso os somatórios dos búzios abertos forem pares ex: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, serão marcados um sinal simples: I ou 0.


5) Ao contrário, os somatórios dos búzios abertos forem impares ex: 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, serão marcados um sinal duplo: II ou 00.


6) A cada jogada serão marcados os sinais correspondentes de acordo com as seqüências que se seguem, ou seja, da direita, para esquerda, e de cima para baixo, seguindo-se o exemplo:


2ª caída 1ª caída
4ª caída 3ª caída
6ª caída 5ª caída
8ª caída 7º caída


7) E sempre a leitura será dará direita para esquerda, e de cima para baixo, o que quer dizer, que o nome do odú que se formará na coluna do lado direito, será sempre mencionado na frente, do que se formar na coluna da esquerda.


8) O exemplo a ser seguido abaixo indicará como se chegar ao Omo odú, faremos 8 (oito), jogadas seguidas observando sempre a seqüência que se formará, fazendo-se as contas dos búzios abertos:



1ª) Caída 5 Búzios abertos: II OU OO
2ª) Caída 8 Búzios abertos: I OU O
3ª) Caída 10 Búzios abertos: I OU O
4ª) Caída 9 Búzios abertos: II OU OO
5ª) Caída 11 Búzios abertos: II OU OO
6ª) Caída 15 Búzios abertos: II OU OO
7ª) Caída 3 Búzios abertos: II OU OO
8ª) Caída 2 Búzios abertos: I OU O




Então conseguimos a seguinte forma:

2ª caída I ou 0 1ª caída II ou 00
4ª caída II ou 00 3ª caída I ou 0
6ª caída II ou 00 5ª caída II ou 00
8ª caída I ou 0 7ª caída II ou 00

Desta forma, e visualizando a tabela de todos os odú, temos para a primeira representação o odú Iká, que se transforma no mesmo por ordem de chegada por Oseturá. Igualmente teremos para segunda representação, odú Oturá, pela ordem de chegada de Orunmilá ou Odú Odí, pela ordem de Oseturá. A seqüência manda conjugarem-se os dois Odú, notou a semelhança em seus Orukó (nomes), obtemos assim os Omo Odú, e no exemplo a ser seguido acima chegamos aos seguintes nomes: Ikádí, kodí, Ikodí, Kádí, bem como, podemos fazer inversão para Ikturá, Kaurá, Katurá, Ikúrá, Ikárá. A tese serve para mostrar que a importância é que os Omo Odú são filho dos dois Odú principais encontrados pelo sistema acima, os quais são usados para compor os Omo odú, tanto servindo para montar seus Orukó pela ordem de chegada de Orunmila, bem como, por Oseturá.

Os jogos mais difundidos são :

a) - O jogo de Alafiá = 4 Búzios
b) - O Jogo de Odú = 16 Búzios
c) - O Jogo no Ketô = 16 Búzios
d) - O Jogo de Angola = 21 Búzios

E é possível 4 tipos de jogadas :

1. Indica o orixá de cabeça ( guia espiritual ou se você preferir o signo do indivíduo ) dados da potencialidade pessoal. As suas qualidades e estilo ficam como que mais acessíveis. E nada impede que um homem tenha o estilo de um orixá dito feminino e vice-versa.

2. Responde às perguntas cujas respostas sejam do tipo sim/não/talvez. Búzio aberto ( na astrologia se diz que há um aspecto favorável ). No caso de cair com o búzio fechado (na astrologia aspectos desfavoráveis), estes elementos não se apresentam impossíveis mas são situações desafiadoras.

3. Oráculo para qualquer pergunta ou questão mais complexa.

4. O jogador pode lançar qualquer número de búzios numa jogada pessoal, já que há pessoas que usam 21 búzios.

A INTERPRETAÇÃO
A interpretação da "caída" dos búzios se fundamenta na quantidade de búzios abertos e fechados e na relação que existe entre este número e determinados orixás. Em certos casos como a opção 1 é considerado igualmente o dia da semana em que o consulente nasceu, exatamente como no ocidente o Domingo é dia do sol (sunday), Sábado de Saturno (saturday) etc., cada dia da semana é regido por um ou mais orixás, conforme abaixo:

Segunda - Feira = Exu e Obaluaê.
Terça - Feira = Nanã, Oxumaré, Ogum.
Quarta - Feira = Xangô e Iansã.
Quinta - Feira = Oxóssi e Logun-Edé.
Sexta Feira = Oxalá.
Sábado = Iabás, Iemanjá, Oxum e Begês.
Domingo = Olorum e todos os Orixás.

Cada jogada se encerra com um quadro de chaves interpretativas, que dão margem a interessantes combinações. Não é raro acontecer "coincidências" incríveis.
Com o tempo e a prática você será capaz de intuir fatos que hoje seriam tidos como mágicos. É uma questão de pura dedicação. Inicialmente aproveite os quadros como se apresentam. Futuramente quem sabe você passe a utilizar seu próprio método.
ODUS E EXPLICAÇÕES (JOGO DE BUZIOS)
Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Este estudo mto complexo aqui apresentado de forma simples para elucidar o Odu de cada um, saiba qual o seu odu.

Como descobrir meu odu? Simples some a sua data de nascimento por exemplo nosso blog: 17/02/2008, sendo assim somamos os números: 1+7+0+2+2+0+0+8= 20 ( se o número foi maior que 16 continuamos somando) 2+0= 2 Odu Nº2.

Os odus são dividos em 16, o Odu tem a finalidade de mostrar o enredo (Eledá) da vida de cada pessoa, mostras as ligações astrais vamos aos Odus.Existem dezesseis Odu maiores no "Odù Ifá literary corpus" ('livros'). Quando combinados, existem um total de 256 Odu acreditando referir-se todas as situações, circunstâncias, ações e conseqüências na vida. Estes constituem a base do conhecimento tradicional yoruba espiritual e são a base de todos os sistemas de adivinhação yoruba.

Um búzio aberto - Okaran
Dois búzios abertos - Ejiokô
Três búzios abertos - Etaogundá
Quatro búzios abertos - Irosun
Cinco búzios abertos - Ôxê
Seis búzios abertos - Obará
Sete búzios abertos - Ôdi
Oito búzios abertos - Êjioníle
Nove búzios abertos - Ossá
Dez búzios abertos - Ôfun
Onze búzios abertos - Ôwarin
Doze búzios abertos - Êjilaxeborá
Treze búzios abertos - Êjilobon
Quatorze búzios abertos - Iká
Quinze búzios abertos - Obéogundá
Dezeseis búzios abertos - Êjibé

Odu é um conceito do Culto de Ifá mas também usado no candomblé, interpretado no merindilogun, na caida de búzios.A palavra odu vem da língua yoruba e significa destino. Cada Homem (Ser) possui o seu destino, hora com passagem que se assemelham a de outros mas sempre com alguma particularidade. Isso é melhor compreendido com o estudo do Odu, pois odu é o destino de cada um. Para esse estudo são usadas diversas técnicas ou métodos, como por exemplo Cabalas, Oráculos, Merindilogun, Ifá, Ikin, ect

O Culto de Ifá por costume é feito por homens, chamados Babalawô, diferente dos cultos realizados no Candomblé que são praticados por homens Babalorixá e muheres Iyalorixá. Nos tempos mais antigos, como até os tempos mais modernos, no continente de origem (África), quando alguém quer cuidar de seu Orixá procura um Babalorixá ou Iyalorixá, mas quando é para tratar de seu equilíbrio enquanto Ser, procura um Babalawô que o fará pelos caminhos de Odu.

Odu Okaran ( Orixá Exu)
Okaran é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com uma concha aberta pela natureza e quinze fechadas. Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.
Exu adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio, sustos. Adverte também que está sujeito a prisão, acidentes, feitiços e os caminhos fechados.

O consulente sente dificuldade em realizar seus negócios, impedindo por inimigos ou pessoas invejosas, é necessário fazer ebó, para retirar as perturbações, e para que exu trabalhe em sua defesa. Quanto a personalidade das pessoas regidas por esse odu, na verdade é um mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida, procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provocam intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa. quando a regência for de ÒKÒRÁN MEJI, a pessoa é altamente problemática, mas, se caso o outro ODÚ seja mais tranquilo, terá seu caráter amenizado, quando sair este odu no jogo, deverá ser despachada a porta, com uma quartinha usada para esse fim.

Odu Ejiokô ( Orixá Ibeji ou Oxalá)
Ejiokô é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com duas conchas abertas pela natureza e quatorze fechadas. Nesta caída responde Ibeji e Oxalufan, significando casamento, disputa amorosa, inveja, e até mesmo briga com irmãos e familiares para recebimento de herança. Apesar de Ibeji responder nesta caída, é oxala quem comanda (protetor das crianças), por causa da personalidade instável de Ibeji. , fala em mediunidade, representa também ciências Ocultas; nas demais caídas fala de demandas, indecisões, gravidez. Quanto a personalidade das pessoas regidas por esse ODÚ ou sob sua influência, são muito alegres e felizes, possuem muita sorte, porém não chegam a ficar ricos, não são ambiciosos e procuram dividir tudo o que possuem. São muito confiantes, voluntariosos, geniosos, prepotentes, exigentes e tentam sempre impor suas vontades. Dessa maneira adquirem constantemente inimigos declarados e ocultos, pois pessoas desse ODU são muito invejadas e vítimas de inimigos traiçoeiros, acarretando muitas demandas para impedir o completo triunfo das pessoas sob essa influência.
Para que possam ter sucesso deverão aprender a guardar segredo de todas as suas verdadeiras intenções e se algo sair errado, se tornam muito sofridas, quando algo não lhes sai como desejam, e, aí, fazem mexericos e criam grandes confusões, mas como geralmente possuem bom coração, logo se arrependem do que fizeram e procuram contornar a situação criada por eles mesmos e tentam tudo para reconquistar as amizades perdidas. Sofrem muito por doenças, amores não correspondidos, enfim, a personalidade é bem instável.

Odu Etaogundá (Orixá Ogum)
Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com Três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bory, devido ao risco de uma grande depressão até mesmo de vida. Ogum se apresenta com toda força da espada da Lei da justiça, é um ODU justiceiro, por ser ele o Senhor das lutas e das batalhas. Quando esse odu se apresenta no jogo, o consulente deverá ser esclarecido a fim de encontrar forças necessárias para enfrentar todas as situações desagradáveis e jamais recuar diante de qualquer obstáculo. Somente não deverá agir com impulso de maldade e sim, espírito de bondade e esperteza, e muita calma, pois é uma indicação de dificuldade com alguns prejuízos e graves conseqüências. O consulente deverá ficar em alerta, pois haverá fracassos nas realizações de grandes projetos, quando esse fato acontece, é preciso que o consulente tenha muita calma e paciência, pois esse e um caminho imposto por esse odu, e nesse momento, este deverá agir com prudência e acima de tudo com justiça. Não deve depositar confiança demasiada em certos amigos, pois no meio deles haverá um traidor, um falso amigo.

O consulente só terá bons lucros e bons resultados, mediante seus próprios esforços e sacrifícios, pois deverá ter muito cuidado para não haver acidentes em rua, estradas, doenças graves e decepções. Os caminhos desse odu, quando em suas fases negativas, poderão indicar também brigas, pancadarias, prisões, separações, desfecho de caso na justiça, documentos importantes sem andamento, rompimento de uma sociedade, falência e separação amorosa. Deverá ser alertado, quanto a todas essas possíveis situações desastrosas, incluindo também um aviso importante que haverá perigo de papeis comprometedores, nesse caso, este deverá ter muita calma e cautela com essa situação, e de que ele somente vencerá todos os obstáculos, se ele próprio tiver razão, pois esse odu, só age pela razão.
O homem regido por esse ODÚ, é muito viril, sério e organizado; quando a mulher, tem muita fertilidade, mas não é sensual (sexy). Tanto um, quanto o outro, são radicais, olho por olho, dente por dente.

Odu Irosun (Orixá Oxossí ou Obaluâe)
Irosun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Oxossí, Omolu, Iemanja e Egun. Significa preocupação com saúde e espiritualidade, provavelmente o consulente se tornará líder espiritual sendo um Ogan,até mesmo Babalorixa ou Iyalorixa. Esta caida pode pronunciar calúnias e injustiças, ocasionadas por Egungun, e sendo este odu, um dos odu ligado a omolu ou obaluaye, as pessoas regidas por este ele, tendem a sofrer todos esse tipos de problemas. Porém Iemanjá, nesta caída, responde com certa decisão e justiça e equilibrio de Ori. oxala, por sua vez, também promete dar um pouco de alívio e proteção.
Devido ao caminho imposto por esse ODÚ, em sua fase negativa traz influências desagradáveis e causa principalmente ao seu consulente ou a quem é regido por ele, um círculo de falsos amigos. Este ODÚ tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva, ele propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas pelo menos aliviados. É um ODÚ de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina fim de sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos, terá possibilidades de se envolver com grandes personalidades, é também envolvido em mistérios, indica mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no trabalho.
Quando se posiciona à esquerda, indica grandes desgraças, ciladas, roubos, indecisões, calúnias, traições de pessoas amigas, acidentes, muitas tristezas, paixões violentas, muita falsidade, até mesmo dentro de casa e no trabalho, além de perigo de morte repentina. Já quando sai a direita, é indicação de que haverá resolução dos problemas por pior que sejam.

Odu Ôxê (Orixá Oxum ou Iemanjá)
Ôxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanja. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amavel e responsável. Deve-se chamar atenção para os problemas ligado ao aparelho reprodutor.
Quem é regido por esse ODÚ, possui poderes para feitiçarias, e são imunizados ao feitiço, mas não quer dizer que não pode levar uma balançada.
Quando esse ODÚ, dirigi o ori da pessoa, a mesma é misteriosa, vaidosa, quando lhe é conveniente é mão aberta, possui muito charme, além de ser muito inteligente, gosta dos prazeres, são prosas e convencidas, ambiciosas, perseverantes e complicadas no amor, pensam em grandes lucros. Quase sempre são impetuosas na maneira de agir e com isso, perdem grandes oportunidades, pois sempre haverá um inimigo oculto, tentando com grandes esforços derrotar as pessoas desse odu, porém elas conseguem vencedor as batalhas e em pouco tempo se reequilibram, obtendo lucros, realizando seus desejos.

Odu Obará (Orixá Oxossí ou Xangô)

Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxosi, Xango. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste Odu. Liderança e espiritualidade faz parte da sua vida.As pessoas que estão sob essa influência, quase sempre são vítimas de calúnia, problemas com justiça, rompimento com casos amorosos, perda de emprego ou de qualquer outra oportunidade boa, isto é, se ele se apresentar 3 vezes consecutivas, através de ebó, poderá a qualquer momento receber auxílio inesperado, portanto deverá pegar as oportunidades por melhor que se apresentem.
As pessoas regidas por esse ODÚ, possuem grandes idéias e passam boa parte de sua vida tentando realizá-las e dificilmente encontram meios de como começar, algumas vezes, ou na maioria fracassam por não pedirem ajuda, porém todo o sofrimento não é duradouro, e as pessoas acabam vencendo pela força de vontade, devido a possuírem espírito de luta e não se entregarem facilmente. São batalhadoras e possuem o privilégio de muita proteção espiritual e também dos outros odus, que se dobram a ÒBÁRÁ. Se, numa situação difícil, procurarem o auxílio de um amigo, serão prontamente atendidos.

Odu Ôdi (Orixá Exu ou Ogum)

Ôdi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Iansã. Significa perigo iminente. O Babalorixa tem que levanta-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada.

Apesar dos problemas inerentes a esta caída, o consulente tem caminhos para ser afortunado.

Odu Êjioníle (Orixá Oxalá ou Nanã)
Êjioníle é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxalá, Nanã e Airá. Significa mudança no lado profissional, , amoroso e até mesmo de saúde, o consulente é extremamente teimoso e enjoa das coisas facilmente.
As pessoas portadoras deste odu são muito protegidas espiritualmente, pessoas beneficiadas por amizades, raciocínio claro, fala de pessoas impulsivas, voltadas para conquista de objetivos, desenvolvimento intelectual mediano, curiosas, enfraquecidas por imaginação excessiva, são diretos, quase não conhecem a sutileza.
É o odu mais velho do oráculo, com exceção de Ofum, de quem foi gerado. Sua cor é o branco podendo por vezes aceitar também o azul turqueza.
É o senhor do dia e de tudo que acontece durante ele, e também de tudo que é naturalmente branco. Controla as chuvas, os rios, os mares, as cabeças (humanas e dos animais).

Odu Ossá (Orixa Iansã ou Omulu)

Ossá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com nove conchas abertas pela natureza e sete fechadas. Nesta caída responde Oya, Obaluaye, Oba. Significa carrego de santo ou cargo de santo, pessoa lutadora, autoritária, caprichosa que vive cercada de pessoas que fingem ser seus amigos. Deve cuidar de egun constantemente para que tenha prosperidade.

Odu Ôfun (Oxalá e Xangô)
Ôfun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. Nesta caída responde Oxalufan e Ayra. Significa problemas inerente a barriga, útero, trompas e ovários que leva quase sempre a cirurgia, se for homem deve ter cuidado com a próstata. Recomenda-se que o consulente em conjunto com o jogador do oráculo, levante-se de frente para porta e coloque as mãos na barriga e aponte em direção a saída.

Odu Ôwarin (Orixá Iansã ou Exu)
ÔWarin é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com onze conchas abertas pela natureza e cinco fechadas. Nesta caída responde Iansã, Exu, Deve-se pedir cuidado com objetos cortantes e queimadura, recomendar que a bebida alcoólica pode trazer grandes prejuízos, e não esperar nada de "mão beijada", pois seu sucesso virá através do seu próprio esforço.

Odu Êjilaxeborá (Orixá Xangô)

Êjilaxeborá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com doze conchas abertas pela natureza e quatro fechadas. Nesta caída responde Xango e Ayra.

O nome deste odu deve ser chamado de Êjilá para quem tem problema com a justiça. Esta caida pode representar equilíbrio total ou desgraça total para o consulente, deve ser recomendado imediatamente um ajebo ao Orixa Xango, para que sempre o equilíbrio esteja em seu caminho.

Odu Êjilobon (Orixá Obaluâe ou Nanã)

Êjilobon é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com treze conchas abertas pela natureza

e três fechadas. Nesta caída responde Nanan, Omolu, Obaluaye, Iku.
Significa que a pessoa trabalha muito e ganha pouco, tudo que recebe acaba perdendo. Tem grandes dificuldades amorosas, trocando de parceiros varias vezes na vida e com tendência a solidão. Apesar de ter problemas nos ossos, artrite, artrose, coluna e dores no corpo tem longevidade.
Este é o verdadeiro odu de nana, o odu que pode ser considerado o odu da morte. ejilogbon (ejilobon)ou oye ku

Odu Iká (Orixá Ibeji ou Oxossí)

Iká é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatorze conchas abertas pela natureza e duas fechadas. Nesta caída responde Oxossí,Oxumare, Ibeji. Significa que esta pessoa apesar de todos os problemas em diversos setores da vida, sempre vai ter o sorriso nos lábios e alegria de viver. São bons amigos e adora reuniões para compartilhar momentos agradáveis. Tem pavor da morte, muito mais que os filhos de Xango.

Odu Obéogundá (Orixá Ogum ou Iansã)
Obéogundá, também chamado de Kalelogun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quinze conchas abertas pela natureza e uma fechadas. Nesta caída responde Ogum, Iansã e Obá. Significa mudança repentina com caminhos de perdas, possibilidades de ficar paralisado das pernas e problema na audição. Pessoa corajosa e audaz de caráter altivo.

Êjibé ou Alafia ( Orixá Orumillá ou Zambi)
Êjibé ou Alafia é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com dezesseis conchas abertas pela natureza. Nesta caída responde Orumilá. Imediatamente o olhador saúda o jogo dizendo Eleri Ipin. É esta caída que todo babalorixa, ialorixa e o povo do santo deseja e espera para os consulentes, pois representa luz, alegria, a verdade, a prosperidade, a saúde e longevidade. A única recomendação é que esta pessoa use uma peça de roupa branca nos dias de sexta feira.

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