quinta-feira, 12 de setembro de 2013

bejerekun




NOMES POPULARES
Pindaiba, biriba, pimenta-de-macaco, pimenta-de-negro, pimenta-da-guiné



NOME CIENTÍFICO: Xylopia aromatica (Lam.)Mart.,Annonaceae



ORIXÁS: Ossaim



ELEMENTOS: Terra / masculino



Planta nativa da América tropical, disseminada no Brasil em áreas de matas secas e cerrados com solos arenosos.



Bejerekun é o nome dado nas comunidades religiosas jêje-nagôs, aos frutos desta e de outras espécies similares de annonaceas.



Seu uso é extensivo a diversos orixás, e entra na composição do àgbo, em alguns "assentamentos", para plantar o àse do terreiro, na iniciação dos filhos de santo e no preparo de atin (pó) com fins benéficos.



Verger cita-a com os nomes populares de pimenta-do-reino, malagueta-preta e pimenta-da-guiné, e atribui as denominações iorubás èèrù, èèrunje e olórin à Xylopia ethiopica(Dunal)A.Rich., a qual não conseguimos determinar se se trata de sinonímia científica ou espécie diferente do mesmo gênero; todavia é utilizada liturgicamente no sudeste africano, em receitas para combater todo tipo de doenças.



O fruto aromático contém óleos essenciais e piperina. è utilizado como substituto da pimenta-do-reino, porém é mais suave e não provoca úlcera nem ardência nos casos de hemorróidas. É estimulante e combate gases intestinais. As folhas e as cascas, bem como os frutos, são considerados antiinflamatórios, e utilizados na forma de chá para combater dores diversas.
 —

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial